segunda-feira, 2 de junho de 2008

“...Olá, quais os alimentos ideais e as restrições alimentares para quem sofre com gastrite?”

‘Restrições alimentares’ é demais para definir o simples evitar de excessos. Frituras, açúcar refinado, sal, vinagre, alimentos levedados (queijos, bolos, etc.),condimentos picantes, gorduras animais, corantes, conservantes, etc.
A pessoa com gastrite faria bem em usar um amido só em cada refeição, como por exemplo: não misturar arroz com macarrão, com batata e/ou feijão. A combinação dos alimentos é essencial para a boa digestão. Resumindo a tabela básica de combinação alimentar , temos:
Proteínas + hortaliças + oleaginosas;
Cereais + hortaliças + oleaginosas;
Tubérculos feculentos + hortaliças + oleaginosas;
Cereais + frutas + leite;
Frutas ácidas + leite.
Sendo:
_Proteínas : todos os feijões (ervilha, grão-de-bico, lentilha, soja, feijão, etc.), todas as carnes, todos os queijos, todos os ovos.
_Cereais: grãos amidosos e seus derivados (arroz, trigo, centeio, cevada, aveia, milho, sorgo, cereais matinais, flocos, farinhas, pães, macarrões, etc.).
_Tubérculos feculentos: mandioca, batata, cará, mandioquinha, mangarito, taioba, inhame, etc.
_Oleaginosas: nozes, castanhas de todas as espécies, amêndoas, amendoim, sementes (girassol, gergelim, abóbora e outras.), azeitonas, azeites e óleos comestíveis, gorduras animais.
_Hortaliças: artigos de horta (alface, couve, chicória, repolho, agrião, vagem, cenoura, beterraba, rabanete, jiló, pepino,abóboras, etc.).
_Frutas: dispensam apresentações.
Relembrando, a regrinha é variar, combinar, evitar exageros e elaborar menos os alimentos. Alimentar-se corretamente não é tão complicado! Alimente-se bem e viva bem!
Receitas naturais e/ou cardápios sugestivos, procurar a Elen ou fontes bibliográficas a seguir:

_Nutrição Orientada – de Durval Stockler de Lima – págs. 50 e 51.
_Saúde pelas Plantas – de Eliza Biazzi – págs. 141 e 142.

“Gostaria de saber qual a causa de pedras na vesícula e qual a forma de expeli-las...”

Comecemos definindo o que são os cálculos biliares (pedras na vesícula):- São creções pétreas que se formam na vesícula biliar ao longo de uma doença chamada colelitíase. As causas não são bem definidas, mas podemos dizer da gravidez, alimentação rica em gorduras, ou por outros males, como o diabetes, a arterioesclerose e a pancreatite aguda. Os cálculos biliares são feitos de cristais de colesterol, de bilirrubina, de sais de cálcio, ou desses três juntos. Pode causar sintomas como dor intensa, vômitos, febre, agitação, icterícia (coloração amarelada da pele), flatulência, angustia após as refeições, etc. Para tratá-los, deve-se buscar a purificação do sangue e dos humores mediante regime alimentar correto, vegetariano, com chás medicinais específicos e sucos naturais. A única forma conhecida de extrair os cálculos biliares é a cirurgia, ainda que a laser, pois esses cálculos não são expelidos naturalmente ou sob indução (como os cálculos renais). Muitas vezes são extraídos milhares de uma mesma vesícula. Inclua em sua dieta hábitos alimentares saudáveis que trazem, além de outros benefícios, a prevenção desse mal. Entre os vegetais mais indicados, estão o agrião (que deve ser consumido em abundancia, cru, pouco temperado, ou como suco – 1 colher/dia...), a alcachofra (que se usa previamente cozida ou o chá...) e o melão a grandes quantidades (que deve ser ingerido só.).

ECL
Powered By Blogger